Moagem de dentes de gato siamês: Causas e Dicas para Evitá-lo – Purrtalk.com – Informações úteis sobre gatos

Moagem de dentes de gato siamês: Causas e Dicas para Evitá-lo – Purrtalk.com – Informações úteis sobre gatos

A moagem dos dentes, também conhecida como Bruxismo, é uma condição comum entre os gatos siameses. Se você é dono de um gato, você provavelmente teria ouvido o seu gato siameses ranger os dentes. No entanto, como pai de animal de estimação, você deve saber que ranger os dentes pode ser comum, mas não é normal. Quando você ouvir ou ver seu gatinho rangendo seus dentes, saiba que algo não está certo com seu animal de estimação. Toda vez que seu amigo felino ranger seus dentes, você poderá ouvir o som de um clique ou de uma conversa. Além disso, você também pode observar o comportamento quando o seu gato move o maxilar de um lado para o outro (ao invés do habitual movimento para cima e para baixo associado à mastigação dos alimentos).

Embora moer os dentes seja bastante comum entre os gatos siameses, ainda deve ser considerado um sintoma pois mostra que algo não está certo com o seu gato. Os gatos siameses geralmente moem os dentes quando estão com dor. Tipicamente, a dor está associada a condições da cavidade oral, tais como distúrbios gengivais, estomatite e fraturas de dentes, devido aos quais seu amigo felino pode moer seus dentes. No entanto, outras condições médicas também podem causar que o seu gato siameses moa os seus dentes. Felizmente, você pode evitar que os dentes do seu gato siameses moam, procurando assistência médica imediata através de técnicas de controle da dor e garantindo uma boa saúde física e bucal.

Neste post, nós olhamos algumas das razões pelas quais o seu gato siameses pode ranger os dentes. Além disso, nós temos uma visão de algumas das maneiras pelas quais você pode prevenir o comportamento do seu amigo felino, para que você saiba que o seu animal de estimação está desfrutando de um tempo livre de dor e saúde com você e sua família.

Why Does My Siamese Cat Grind Its Teeth – Identifying the Causes

Podem existir várias razões pelas quais o seu gato siamês pode ranger os dentes. No entanto, o comportamento está muitas vezes associado à dor. Além disso, a dor relacionada às doenças da cavidade oral é também uma das razões pelas quais o seu gato siameses ranger os dentes. Algumas das condições da cavidade oral que podem levar à moagem dos dentes incluem dentes desalinhados, doenças inflamatórias da gengiva, úlceras da boca, fraturas do dente e estomatite. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma das causas.

Desalinhamento dentário

O alinhamento anormal do dente, também conhecido como má oclusão, é uma das causas potenciais da moagem dos dentes. Tipicamente, um felino jovem terá 26 dentes de bebê quando tiver seis meses de idade. No entanto, à medida que o gatinho cresce, ele desenvolve 30 dentes. A má oclusão é uma condição que surge quando os maxilares superior e inferior do seu gato não se encaixam devido ao desalinhamento dos dentes. Embora a condição possa se desenvolver em uma idade mais jovem, ela geralmente piora com o tempo à medida que seu gato se torna adulto.

Como resultado de dentes desalinhados, pode ser difícil para o seu gato siameses pegar e mastigar a comida. Além disso, dentes desalinhados são mais propensos ao acúmulo de placa e tártaro e têm um risco maior de infecções na cavidade bucal.

O desalinhamento dos dentes é bastante comum entre gatos siameses e persas, o que é uma das causas mais importantes porque você pode encontrar o felino rangendo seus dentes.

Inflamatory Gum Disease

Medicamente conhecido como gengivite ou periodontite, a inflamação das gengivas do seu gato siameses é outra das principais causas de dor e ranger os dentes associados. Apenas nos Estados Unidos, as doenças inflamatórias da gengiva, incluindo gengivite e periodontite, afetam mais de 70% dos gatos acima dos 3 anos de idade.

A condição se desenvolve quando o tártaro e a placa bacteriana se acumulam nos dentes do seu gato. Eventualmente, as bactérias orais encontram o caminho para a base dos dentes do seu gato, que está ligada à gengiva, levando à inflamação e vermelhidão. Quando tratada a tempo, a gengivite é tratável, e a condição pode ser revertida; no entanto, se não for tratada, o problema pode progredir para uma fase irreversível e pode também levar a infecções mais graves e eventualmente à perda de gengivas e ossos.

Se você notar que seu gato siamês está rangendo os dentes, é uma boa idéia dar uma olhada na cavidade bucal do felino e verificar se há sinais de inflamação na cavidade bucal do seu gato.

Úlceras bucais

Outra causa comum de ranger os dentes do seu gato siamês são as úlceras bucais. Também conhecidas como úlceras de cancro, as úlceras da boca podem nem sempre ser dolorosas. No entanto, como são úlceras abertas nas gengivas ou na língua do seu gato, são frequentemente uma das fontes mais comuns de desconforto em gatos.

É importante que os donos de gatos saibam que as úlceras bucais podem ser um sintoma de outras condições médicas, tais como herpes felino, lúpus sistêmico e envenenamento urêmico. Independentemente da causa das úlceras bucais, é uma condição desconfortável para os gatos. Assim, as úlceras bucais podem ser uma das causas pelas quais o seu gato siameses pode ranger os dentes

Fractura do Dente

Trauma que leva à fractura do dente é outra condição da cavidade oral que pode levar à dor e desconforto e resulta em ranger os dentes. Os gatos siameses são particularmente susceptíveis à fractura da ponta do dente superior. A fratura do dente pode ser desconfortável e dolorosa para o felino, pois afeta a mordida do gato e faz com que o gato siameses moa seus dentes.

Stomatitis

Uma condição da cavidade oral que é particularmente dolorosa para os gatos siameses é a estomatite e é uma das causas mais comuns de ranger os dentes. A condição é um distúrbio auto-imune em gatos siameses onde o sistema imunológico reage em excesso quando a placa é recolhida ao redor dos dentes. Como resultado, leva à inflamação das gengivas e outros tecidos saudáveis da cavidade oral, o que eventualmente causa vermelhidão e espessamento dos tecidos bucais.

Se não tratada, a condição pode progredir e pode também afetar a parte de trás da garganta e faringe oral. A estomatite é extremamente dolorosa e é uma das causas pelas quais o seu gato siameses pode moer os dentes

Outros problemas de saúde que podem levar ao ranger dos dentes

Embora as condições da cavidade oral sejam uma causa comum de ranger os dentes em gatos, os problemas de saúde fora da cavidade oral também podem levar ao ranger dos dentes. Algumas das outras condições de saúde que podem levar ao ranger dos dentes incluem

  • Doença inflamatória intestinal,
  • Pancreatite,
  • Cancro, e
  • Úlceras gastrintestinais.

Além disso, o seu gato siameses também pode estar rangendo os dentes devido a condições comportamentais e de saúde mental.

Como evitar o ranger dos dentes no meu gato siameses?

Se você encontrar o seu gato siameses rangendo os dentes por algum tempo, é melhor dar atenção ao seu felino para que você possa descobrir a causa do ranger dos dentes. Quando você souber porque o seu gato siamês está rangendo os dentes, você pode tomar as medidas apropriadas para corrigir o problema. Além disso, você também pode tomar medidas para prevenir a potencial causa do ranger dos dentes.

Vamos ver algumas das maneiras de ajudar você a resolver o problema de ranger os dentes do gato siamês. Além disso, você também encontrará dicas para preveni-lo.

Identificando a causa do ranger dos dentes Buscando assistência médica

Talvez a primeira e mais crítica medida que você precise tomar assim que perceber que o ranger dos dentes do seu gato é procurar assistência médica. Marque uma consulta com seu veterinário para que você possa identificar qual a condição médica que está causando o ranger dos dentes do seu gato. Na maioria dos casos, as condições da cavidade oral são responsáveis por esse comportamento, mas nem sempre é esse o caso. Em alguns casos, outras condições de saúde podem estar causando a dor, o que leva ao ranger dos dentes. Portanto, identificar a causa é o primeiro passo quando se trata de melhorar a moagem dos dentes do seu gato siameses.

Gerenciamento da dor e abordagem do problema subjacente

Uma vez que o seu veterinário tenha identificado a causa, em seguida, você precisa abordar o problema subjacente. Se o seu felino está sofrendo de dor devido a doença inflamatória da gengiva ou úlceras bucais, certifique-se de trabalhar em conjunto com o seu veterinário para que você possa abordar a causa do desconforto. Quanto mais cedo você receber o tratamento, melhor será para o seu felino, pois ele começará a sentir-se melhor em breve, o que provavelmente reduzirá o ranger dos dentes.

O plano de tratamento inclui o controle da dor seguido de cuidados preventivos para que seu gato possa desfrutar de boa saúde, o que eventualmente reduz o risco de ranger os dentes.

Garantindo Boa Saúde Física e Oral com Alterações no Estilo de Vida

Uma vez que a causa subjacente seja abordada e a dor e desconforto iniciais tenham diminuído, seu veterinário pode recomendar algumas mudanças no estilo de vida para garantir que seu felino mantenha excelente saúde física e oral. Algumas das medidas que o ajudarão a prevenir o ranger dos dentes incluem o seguinte.

  • Passar tempo suficiente e dar atenção ao seu gato siameses para que você possa identificar a tempo qualquer potencial mudança no seu comportamento,
  • Agendar visitas regulares ao veterinário pois ajuda no diagnóstico precoce e no tratamento antes que a condição se agrave,
  • Proporcionar uma dieta equilibrada ao seu felino,
  • Manter boas práticas de higiene oral, como escovagens regulares e exames orais frequentes,

Final Words

A moagem dos dentes, também conhecida como Bruxismo, é bastante comum entre os gatos siameses; no entanto, não é normal. O seu gato siameses pode estar a ranger os dentes devido a qualquer condição de saúde oral ou outra. Ao passar tempo com seu felino e agendar visitas veterinárias regulares, você pode identificar a causa subjacente da ranger os dentes precocemente e tomar as medidas apropriadas para evitar a ranger os dentes do seu gato siameses.