Alimentos Humanos que seu gato siamês pode e não pode comer – Purrtalk.com – Informações úteis sobre gatos

Alimentos Humanos que seu gato siamês pode e não pode comer – Purrtalk.com – Informações úteis sobre gatos

Pegue um lanche suntuoso, ligue a TV e encoste-se de volta ao seu sofá. Alguns segundos depois, o seu gato siameses vai em direcção aos seus pés e pisca os seus olhos, pedindo-lhe uma ou duas dentadas. Mesmo que você não se importe de compartilhar um pouco a sua refeição, você hesita porque não tem certeza se a comida está bem ou não para o seu gato.

Neste blog, estaremos discutindo alguns alimentos humanos que o seu gato pode desfrutar com segurança (junto com os alimentos básicos que você deve manter longe do seu gatinho siameses).

Alimentos Humanos que os Gatos Siameses Podem Comer:

1) Peixe

O peixe seria sempre o primeiro item desta lista, não seria? A única vez que o peixe é mau para o seu gato siameses quando se trata directamente do seu aquário de peixes. Além disso, peixes oleosos como cavala ou atum podem ajudar a melhorar o cérebro, as articulações e a visão do seu amigo peludo

2) Queijo

Peça ao seu gato para se juntar à próxima vez que tomar o queijo ao pequeno-almoço – o conteúdo em proteínas e cálcio é imensamente benéfico tanto para si como para o seu gato.

3) Carne

Carne como carne de vaca e aves é uma opção completamente natural para os gatos. No entanto, você precisa evitar presuntos ou cortes frios, pois estes contêm altos níveis de sódio e podem ser tóxicos para o estômago sensível do seu gato siameses.

4) Bananas

Você provavelmente está ciente da importância das bananas para as crianças em crescimento, mas você sabia que elas também podem ser uma opção bastante saudável para o seu gato siameses? Dito isto, as bananas não devem se tornar uma parte regular da dieta do seu gato, devido ao alto nível de açúcar.

5) Berries

Berries como morangos e mirtilos têm altos níveis de antioxidantes que podem oferecer muitos benefícios tanto para os humanos quanto para os gatos. Isto, juntamente com o seu baixo teor de açúcar, faz das bagas um bom alimento para o seu gato.

6) Cenouras

Embora os vegetais sejam uma parte essencial da dieta humana, eles não são tão importantes para os gatinhos. No entanto, isto não significa que os vegetais não sejam seguros ou mesmo benéficos para eles. O seu gatinho siamês pode desfrutar de algumas cenouras cozidas de vez em quando; no entanto, certifique-se de evitar alimentá-los com cenouras cruas, pois há uma chance do seu gato se engasgar com elas.

7) Melões

Os gatos geralmente desfrutam de pequenos pedaços de melancias sem sementes, meladas ou melancias de melão. Além disso, os melões são ricos em Vitaminas C e A – duas das vitaminas mais essenciais para humanos e animais.

8) Abóboras

Evite o tempero e simplesmente dê a abóbora ao seu gato siamês. Ao lado de uma série de outros nutrientes, as abóboras em purê são ricas em fibras, o que pode ajudar em problemas digestivos. Além disso, como os gatos siameses gostam muito de se lamber, muitas vezes acabam com bolas de pelo no estômago – outra coisa em que a fibra pode ajudar.

9) Arroz

Assim como os vegetais, o arroz não é uma exigência para os gatos, mas também não lhes fará mal. Na verdade, se o seu gato siamês está passando por problemas digestivos, um pouco de arroz pode ser benéfico

10) Ovos

Abundante em proteínas, os ovos são mais um alimento saudável que você pode (e deve) alimentar o seu gato siamês. No entanto, procure ovos cozidos, pois os crus às vezes contêm bactérias como E.coli ou salmonela.

11) Farinha de aveia

A aveia é embalada com ferro, proteínas e fibras – as três são altamente vantajosas para a saúde geral do seu gato siamês. Além disso, se o seu gato tem problemas de pele, a aplicação tópica de aveia pode ser útil.

12) Spinach

Já reparou que o seu gato siamês mordiscou um pouco de relva? Os gatos adoram vegetais de folha verde – sem mencionar que o espinafre contém uma grande variedade de vitaminas. Contudo, os espinafres não devem ser dados a gatos com problemas urinários ou renais.

Alimentos Humanos que os gatos siameses não podem comer

1) Álcool

Quaisquer alimentos ou bebidas que contenham álcool podem levar a problemas graves em gatos, incluindo diarreia, vómitos, problemas respiratórios, coma e até mesmo a morte.

2) Massa de levedura

Se você consome pão feito com massa de levedura, você deve evitar compartilhar esse pão com seu gato siamês. Os gatos siameses já possuem sistemas digestivos sensíveis, e a massa levedada pode levar à acumulação de gás. Isto pode fazer com que o estômago do gato inchar e torcer – uma condição que pode rapidamente se tornar fatal. Além disso, o álcool é um dos subprodutos da levedura, e já falamos sobre os problemas que o álcool pode causar nos felinos.

Você pode, no entanto, alimentar o seu gato siameses com pão cozido, desde que o gato seja saudável.

3) Café

O café contém metilxantinas como a cafeína e o bromo. Essas substâncias, quando consumidas por gatos, podem levar a diarréia, vômitos, convulsões, tremores e até a morte.

4) Chocolate:

Como o café, o chocolate também tem a cafeína (uma metilxantina), cujos efeitos já foram discutidos acima. Os diferentes tipos de chocolate contêm diferentes concentrações de metilxantina – o chocolate branco contém a menor quantidade, enquanto o cacau em pó contém a maior quantidade. Como regra geral, porém, nenhum chocolate pode ser considerado seguro para gatos.

5) Coco (água e carne)

Carne e leite de coco fresco podem desencadear problemas digestivos em gatos siameses. A água de coco tem níveis de potássio que geralmente não são seguros para gatos, mesmo que o óleo de coco possa ser benéfico para certos problemas de pele com os quais seu gato possa estar lidando. Dito isto, recomendamos que consulte o seu veterinário antes de implementar este remédio.

6) Citrinos

Grapefruits, Clementine, oranjas, limões e limas são preenchidos com ácido cítrico, o que pode desencadear vários problemas em gatos siameses. Os próprios frutos, assim como as suas sementes, cascas, folhas e caules, devem ser evitados. Embora pequenas quantidades de frutas cítricas provavelmente só levem a uma leve dor de estômago, quantidades maiores podem causar vômitos graves, diarréia e supressão do sistema nervoso.

7) Dairy

A intolerância à lactose é comum em felinos, o que significa que os produtos lácteos (como iogurte, leite ou queijo) não se adaptam bem ao seu sistema digestivo. Embora evitar completamente tais itens seja o melhor caminho, você sempre pode discutir alternativas sem lactose com seu veterinário.

8) Passas e uvas

Embora a razão precisa por trás da toxicidade desses itens não seja conhecida, há provas de que passas e uvas podem causar insuficiência renal em gatos (e até mesmo em cães).

9) Nozes

As nozes pertencentes à macadâmia são tóxicas para os gatos. No entanto, tal como as passas de uva e as uvas, a causa desta toxicidade não é completamente clara. Outros tipos de nozes, como nozes, nozes pecans e amêndoas, contêm altas quantidades de óleo e gorduras que podem levar a perturbações estomacais e até mesmo problemas como pancreatite em gatos siameses.

10) Carne crua/cozida

Como mencionamos na primeira seção, carne crua ou mesmo mal cozida pode conter as bactérias E.Coli e Salmonella. Por esta razão, os gatos que consomem dietas de carne crua lidam com problemas gastrointestinais frequentes.

11) Ovos crus

Tal como a carne crua, os ovos crus também podem estar infestados com Salmonella. Indicações de uma infecção por salmonela são febre, diarréia e vômitos. Além disso, os ovos crus têm avidina, que é um tipo de enzima que impede a absorção de biotina em gatos (a biotina é essencial para a saúde da pele e do pêlo)

12) Peixe cru

O peixe cru também é vulnerável a bactérias que podem levar a intoxicações alimentares em gatos siameses.

13) Alguns legumes

Embora os gatos possam consumir com segurança vários legumes, outros como cebolinho, chalota, cebolinha, alho-porro, alho e cebola podem ser prejudiciais. Estes vegetais podem levar a problemas gastrointestinais nos gatos, e podem até danificar as suas células vermelhas de sangue. Quaisquer alimentos que contenham essas ervas ou vegetais (como pães de alho) também devem ser evitados.

Final Word

Aqui está, uma lista bastante completa de todos os alimentos seguros e inseguros para o seu gato siamês. Da próxima vez que o seu amigo felino pedir uma parte do seu lanche, você saberá exatamente o que fazer.

Se você acha que o seu gato siamês ingeriu ou comeu algo prejudicial, procure imediatamente um veterinário – não espere até que o seu gato comece a mostrar indícios de doença.